© Copyright 2012, CESAREIA
Todos os direitos reservados


Lançamento do livro “Os Livros de Horas iluminados do Palácio Nacional de Mafra”

 

No próximo dia 13 Junho, pelas 15h30, irá decorrer o lançamento da obra "Os Livros de Horas iluminados do Palácio Nacional de Mafra", na Biblioteca do Palácio.

Resultado de um projecto do Instituto de Estudos Medievais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, trata-se de uma publicação inovadora em Portugal, destinada a apresentar o património de origem francesa do período medieval que se encontra na Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra. Para além do lançamento do livro, no final será apresentado o Livro de Horas (cofre nº 24), que foi recentemente restaurado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova da Lisboa.

A autoria do livro é de Ana Lemos, investigadora do IEM (FCSH/UNL), com colaboração de Adelaide Miranda, pioneira no estudo dos manuscritos iluminados em Portugal e professora aposentada da FCSH/UNL, bem como de Maria João Melo, especialista na análise laboratorial destes objectos artísticos e professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. A consultoria científica do projecto é assugurada pelos especialistas Michel Pastoureau (EHESS, Paris), Patricia Stirnemann e Claudia Rabel, investigadoras do IRHT/CNRS (Paris), Roger Wieck, curador dos manuscritos na Pierpont Morgan Library (Nova Iorque), e Aires Augusto do Nascimento (FLUL, Lisboa).

Esta edição tem também o apoio da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Mafra e do Institut Français du Portugal.

A entrada é livre.