© Copyright 2012, CESAREIA
Todos os direitos reservados


Arquivo

Noções Básicas de Organização de Bibliotecas | 10 e 11 dezembro 2013 | Seminário Diocesano de Leiria

 

10 e 11 de dezembro de 2013 – 10h-17h

SEMINÁRIO DIOCESANO DE LEIRIA
Largo Pe. Carvalho, 2414-011 Leiria

Aderentes 5€
Público 25€

APRESENTAÇÃO

A formação em Noções Básicas de Organização de Bibliotecas, realizada no âmbito do projeto Cesareia, visa sensibilizar os responsáveis pelo inventário dos bens culturais da Igreja e técnicos afetos às bibliotecas eclesiais, que não disponham de formação em Biblioteconomia, para a importância do património bibliográfico das suas instituições.

Pretende-se com esta ação de formação fornecer instrumentos e métodos de trabalho para apoiar os formandos no processo inicial de inventariação e/ou organização de uma biblioteca de modo a dotá-los de conhecimentos básicos e boas práticas relativos às principais tarefas a desempenhar.

Esta ação de formação está aberta à participação do público em geral, sendo, no entanto, dada preferência às bibliotecas aderentes ao CESAREIA e às instituições eclesiais.

DESTINATÁRIOS

Responsáveis pela inventariação do património e técnicos de bibliotecas que não possuam formação de base na área em questão e que pretendam adquirir conhecimentos e ferramentas práticas para inventariar e gerir as coleções bibliográficas da sua instituição.

PROGRAMA

1. Património e bibliotecas. Importância do património bibliográfico da Igreja: breve historial e perspectivas de futuro. O Projecto Cesareia: conhecimento, salvaguarda e divulgação das bibliotecas eclesiais.

2. Conhecer a biblioteca. Funções de uma biblioteca. Tipos de documentos. História e proveniência das colecções. O livro e as suas características internas e externas. Principais questões estruturais de uma biblioteca: o edifício, o espaço, o mobiliário, as condições ambientais e de segurança, o armazenamento e o estado das colecções.

3. Salvaguardar as colecções. Diagnóstico dos problemas estruturais e apresentação de boas práticas: limpeza, acondicionamento, registo, cotação e inventário.

4. Divulgar o património. Do inventário ao catálogo. Noções básicas de Catalogação, catálogos e registos bibliográficos. A Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada (ISBD) e as Regras Portuguesas de Catalogação. A consulta a bases de dados. A importância da construção de um catálogo automatizado.

5. Exercícios práticos.